A Base Aérea N.º 5, em Monte Real, recebeu ontem, dia 4 de agosto, a visita do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, do Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Fernandes, e do Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, para a inauguração do parque fotovoltaico.

A acompanhar a visita estiveram o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego, o segundo Comandante Aéreo, Major-General Matos Branco, e o Comandante da Unidade, Coronel João Gonçalves. 

Esta visita iniciou-se com um “Briefing”, subjugado ao tema “Sustentabilidade Ambiental na Base Aérea N.º 5”,  introduzido pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e apresentado pelo Comandante da Unidade. 

A BA5 tem apostado em medidas focadas na prevenção da poluição e minimização dos impactos ambientais, bem como na descarbonização das suas atividades. 

A construção do parque solar fotovoltaico, com aproximadamente 3.000m2, foi uma das apostas ambientais realizadas pela Unidade, que permite a utilização de fontes de energia renováveis.    

A Base Aérea N.º 5, como consequência do compromisso ambiental e das políticas implementadas, é já reconhecida pelos prémios de excelência obtidos, nacionais e internacionais, tendo sido a primeira Unidade do setor de Defesa da União Europeia e do Espaço Económico Europeu a obter a certificação do Sistema de Gestão Ambiental, no Regulamento Eco-Management and Audit Scheme (EMAS) – Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria, e sendo também vencedora do Prémio Nacional de Ambiente.  

Fonte: Emfa.pt

Fotografia: Emfa.pt

(Visited 50 times, 1 visits today)