A Força Aérea realizou, de 27 de julho a 3 de agosto, 23 missões de apoio à população em Portugal Continental, nos arquipélagos da Madeira, dos Açores, e dos Açores para o Continente. 

Foram transportadas 11 pessoas, que precisavam de assistência médica urgente, oito nos Açores, uma na Madeira, e duas dos Açores para o Continente. 

Destaque para o dia 1 de agosto, no qual foram empenhadas duas aeronaves C-295M, operadas pela Esquadra 502 – “Elefantes”, uma delas para transportar dois recém-nascidos, dos Açores para o Continente, e a outra para efetuar um transporte de órgãos para transplante em território nacional.

No mesmo período, foi também ativada a Esquadra 751 – “Pumas”, sediada na Base Aérea N.º 6, no Montijo, para resgatar um homem, que necessitava de cuidados médicos urgentes, e se encontrava a bordo do pesqueiro “AGUAS SANTAS”, que navegava a 463 Km do Montijo. A Esquadra 502 – “Elefantes” realizou o acompanhamento da missão.  

Ainda nesta semana, foram realizados dois transportes de órgãos para transplante, um pelo Falcon 50, da Esquadra 504 – “Linces”, e o outro pelo C-295M, e efetuadas 10 missões de apoio ao combate a incêndios, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), oito pela Esquadra 552 – “Zangões”, que opera a aeronave AW119MKII “KOALA”, e duas com o empenhamento do LOCKHEED P-3C CUP+ ORION, da Esquadra 601 – “Lobos”.

Fonte: Emfa.pt

Fotografia: Emfa.pt

(Visited 9 times, 1 visits today)