Durante o fim de Semana a Força Aérea Portuguesa esteve envolvida em três missões de apoio à população.
A primeira missão aconteceu na noite de sexta-feira, através da Esquadra 504 – “Linces” para transporte médico urgente de uma bebé recém-nascida, com apenas três dias, de São Miguel, Açores, para o Continente.
A tripulação da aeronave Falcon 50 descolou de Lisboa, às 20h30, e aterrou em Ponta Delgada pelas 22h30.
À chegada ao Continente, a bebé foi imediatamente transferida para uma equipa de transporte inter-hospitalar pediátrico do INEM, que a encaminhou para o Hospital de Santa Maria.
A aeronave aterrou no Aeródromo de Trânsito N.º 1, em Lisboa, à 1h15, após mais uma missão de longa distância que contou com 04h05 de voo.
No sábado, mas em território continental, a Força Aérea realizou uma missão de transporte de órgãos para transplante.
Uma aeronave C-295M, operada pela Esquadra 502 – “Elefantes”, descolou da Base Aérea N.º 6, no Montijo, pelas 18h30, onde regressou pelas 06h40, prefazendo um total de 5 horas de voo.
A esquadra 751 – “Pumas”, em destacamento na Base Aérea nº.4 também foi ativada no sábado para uma evacuação médica interilhas.
O helicóptero EH101 Merlin descolou das Lajes às 22h30 em direção a São Jorge para transportar um doente de 29 anos para o Hospital do Santo Espírito, na Ilha Terceira.
Fonte: Emfa.pt
Fotografia: Emfa.pt