A Força Aérea Portuguesa através das Esquadras 502 “Elefantes” e 751 “Pumas” realizou durante o dia de ontem, quatro evacuações médicas inter-ilhas.

A primeira evacuação foi realizada às 14H05, onde descolou da Base Aérea n.º 4 uma aeronave EH101-Merlin, a fim de efetuar o transporte de um paciente de 71 anos de idade, da ilha de S. Jorge para a Terceira. Ainda no decorrer da primeira ativação surgiu mais um pedido de transporte médico inter-ilhas, para encaminhar um doente de 47 anos, das Lajes para S. Miguel. O meio empenhado foi o C295-M da Esquadra 502 “Elefantes”, que descolou da BA4 às 15H40 em direção a Ponta Delaga, sendo o paciente posteriormente transferido para o Hospital do Divino Espírito Santo.

Mais tarde, pelas 19H50 a tripulação da Esquadra 502 “Elefantes” voltou a ser ativada para mais uma evacuação, de um paciente de 55 anos, com o mesmo trajeto, Terceira para S.Miguel. A última evacuação associada ao dia de ontem aconteceu às 22H05, onde a aeronave EH101 Merlin destacada na BA4, efetuou um transporte da Graciosa para a Terceira. Após descolagem da Base das Lajes a aeronave dirigiu-se para a Graciosa aterrando às 22H45, e seguido da recolha do paciente regressou à BA4 para o doente ser encaminhado para o Hospital do Santo Espírito, em Angra do Heroísmo.

Mais quatro missões efetuadas pela Força Aérea Portuguesa, através das Esquadras destacadas na BA4, ao serviço da população e em prol da vida humana.

Fonte: Emfa.pt

Fotografia: Emfa.pt

(Visited 14 times, 1 visits today)