No passado fim-de-semana foram realizadas 3 evacuações médicas inter-ilhas.

A primeira realizou-se sábado, pelas 12H25, ao descolar da Base Aérea Nº4 uma aeronave C-295M da Esquadra 502 “Elefantes”, para efetuar o transporte de uma paciente, de 57 anos de idade, do Faial para as Lajes.

Já no domingo, foram realizadas mais duas missões de transporte médico inter-ilhas. A primeira foi realizada pela Esquadra 751 “Pumas”, às 10H17, de um paciente de 71 anos de idade, do Faial para S. Miguel. Após a aeronave aterrar na Horta às 11H07, dirigiu-se para Ponta Delgada, sendo o paciente posteriormente encaminhado de ambulância para o Hospital do Divino Espírito Santo. Enquanto a tripulação estava em Ponta Delgada, surgiu mais um pedido de evacuação, com o mesmo trajeto Faial para S. Miguel, para transportar mais dois pacientes. Esta missão terminou com o regresso do EH101 Merlin à Base das Lajes às 19H53.

Ainda no decorrer do dia surgiu mais uma evacuação médica, desta vez do Pico para S. Miguel. O meio escolhido para realização desta missão foi C295, descolando da Base Aérea Nº 4 às 21H46. Depois da recolha do doente no Pico a aeronave dirigiu-se para Ponta Delgada, onde aterrou às 23H23, para encaminhar o paciente para o Hospital de Ponta Delgada. No decorrer da evacuação foi solicitado mais um transporte aeromédico, de um paciente que se encontrava em Santa Maria para S. Miguel, sendo o C295 o meio escolhido por se encontrar próximo ao local. Depois de finalizada a evacuação a aeronave terminou a missão regressando à Base da Lajes.

Mais três missões efetuadas pela Esquadra 502 “Elefantes” e 751 “Pumas” da Força Aérea Portuguesa ao serviço da população.

Fonte –  GW-OPS

Fotografia – Emfa.pt

(Visited 8 times, 1 visits today)