Em 48 horas, a Força Aérea resgatou três pessoas de navios e transportou sete doentes nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, e em Portugal Continental.

O primeiro resgate ao navio espanhol “PORTO SANTO” aconteceu na manhã do dia 4 de março a 55 km da Figueira da Foz. Um pescador, de 62 anos, necessitava de apoio médico e foi recuperado pela tripulação do EH-101 Merlin, de alerta na Base Aérea N.º 6, no Montijo.

Ainda durante a tarde, a Esquadra 751 – “Pumas”, de alerta na Base Aérea N.º 4, na ilha Terceira – Açores, resgatou do navio português “ASTORIA”, a 487 km das Lajes, um homem ucraniano, de 62 anos. A Esquadra 502 – “Elefantes” acompanhou esta missão e no seu decorrer foi ativada para a realização de quatro transportes médicos, das ilhas das Flores e do Faial para a Terceira. Ainda nessa noite, transportou um doente do Faial para São Miguel.

O terceiro resgate ao navio “KATE C” de um homem romeno, com 60 anos, aconteceu no dia 5 de março a 195 km do Montijo. Neste dia, uma aeronave Falcon 50, da Esquadra 504 – “Linces”, transportou um recém-nascido de urgência da Madeira para o Continente.

Já na manhã, do dia 6 de março, a tripulação do C-295M, destacada no Aeródromo de Manobra N.º 3, em Porto Santo, transportou uma jovem de 26 anos para o Funchal.

Fonte: Emfa.pt

Fotografia: Emfa.pt

(Visited 8 times, 1 visits today)