A Força Aérea resgatou, no dia 18 de dezembro, dois tripulantes do veleiro francês Pinocchio, que naufragou a 389 quilómetros a sudoeste das Lajes da ilha Terceira. 

Uma aeronave P-3C CUP + descolou da Base Aérea N.º 11, em Beja, para a zona onde tinha sido reportado o alerta da embarcação. 

Entretanto, um helicóptero EH-101 Merlin, destacado na Base Aérea N.º 4 (Lajes), foi também ativado para, posteriormente, proceder ao resgate. 

Na zona de operações, o P-3C, operado pela Esquadra 601 – ‘Lobos’, encontrou o veleiro submerso, apenas com a proa à superfície, com dois tripulantes na água, agarrados ao casco.

As condições meteorológicas eram muito adversas, com ondas de nove metros, tendo os náufragos sido localizados após o lançamento de ‘flares’. 

Os náufragos, que apresentavam sinais de hipotermia, foram resgatados às 18h57 pelo EH-101, operado pela Esquadra 751 – ‘Pumas’, tendo sido transportados até à Ilha Terceira. A aterragem ocorreu pelas 20h35. Na Unidade, encontravam-se já ambulâncias, que reencaminharam as vítimas para o Hospital do Santo Espírito.

Fonte: Emfa.pt

Fotografia: Emfa.pt

(Visited 4 times, 1 visits today)