História

No dia 05 de Dezembro de 2005 foram inauguradas as novas instalações e estúdios da Rádio Lajes com equipamentos de última geração. Neste sentido, a partir desta data a Rádio Lajes passou a emitir em duas vias de radiodifusão, a Frequência Modulada (93.5 MHz) e ON-LINE, através das redes internas das várias unidades e órgãos da Força Aérea, (Portal da INTRANET). Também, com a INTERNET (radiolajes.pt), a emissão passou a estar disponível em qualquer parte do mundo, chegando aos militares portugueses, onde quer que estes se encontrem.
A história da Rádio Lajes remonta a 20 de Junho de 1947, quando um grupo de militares da Base Aérea nº4 apresentou um projecto tendente à criação de uma estação radiodifusora. Por Despacho do Ministro das Comunicações, de 8 de Agosto de 1947, foi autorizado o estabelecimento da Estação Radiodifusora ERBA4.Posteriormente este indicativo foi alterado para C.S.B. 82, recebendo também o lema “Voz da Força Aérea Portuguesa no Atlântico”.

Entre 1962 e 1970 verificou-se uma interrupção nas emissões, contudo em 1971, a rádio foi reactivada, passando as instalações para o edifício onde actualmente se encontram.

Entre 1972 e 1980, a Rádio Lajes passou a emitir uma nova grelha de programação com duração de 11 horas diárias. As instalações eram então constituídas por dois estúdios de emissão, uma central técnica de redacção, discoteca, biblioteca, sala de conferências e oficina.O trabalho realizado pela equipa da Rádio Lajes à população, durante o sismo de 1980, foi amplamente divulgado tendo recebido inúmeras referências elogiosas. pelo apoio prestado.

Após um processo de reequipamento, a partir de 12 de Junho de 1992, a Rádio Lajes passou a emitir em AM e FM com uma programação distinta para cada frequência.

Foi estabelecido um protocolo com a Rádio Renascença que permitia a retransmissão do canal 1 da RR na Onda Media e a retransmissão da RFM no FM.
Por ocasião das comemorações dos 50 ANOS da Rádio Lajes, em 1997, foi aprovado pela Assembleia Legislativa Regional dos Açores um voto de saudação onde ficou assinalado o papel da Rádio Lajes quer como escola de rádio, quer pelos serviços prestados à população dos Açores.

Em 11 de Outubro de 2004, foi elaborada uma proposta de reconversão da Rádio Lajes, visando o aproveitamento desta facilidade única e valiosa tanto na perspectiva informativa e formativa como de divulgação e valorização da imagem da Força Aérea, a qual veio dar origem à actual estação.

O atual diretor da Rádio Lajes é o Major Paulo Roda, em funções desde 2013.

Ver biografia completa