A Força Aérea Portuguesa através das Esquadras 502 “ Elefantes”, 504 “ Linces” e 751 “Pumas”, efetuou três evacuações médicas inter-ilhas e uma dos Açores para o Continente.
A primeira teve início na madrugada de ontem, dia 6 de Agosto através da Esquadra 504 – “Linces”, para o transporte médico urgente de um doente de 25 anos, de São Miguel para o Continente.
O aeronave Falcon 50 descolou do Aeródromo de Trânsito N.º 1, na Portela, pelas 03H55, em direção a Ponta Delgada, com uma equipa médica militar do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea a bordo. No regresso a Lisboa, o paciente foi encaminhado para uma Unidade Hospitalar.
Mais tarde, as 16H00, surgiu mais uma solicitação de evacuação médica inter-ilhas, onde o meio escolhido foi o C295, para o transporte de uma paciente, do Faial para a Terceira. A aeronave aterrou na Horta, às 16H25 e após a recolha da doente dirigiu-se de imediato para a Terceira, aterrando às 17H10.
Pelas 19H05, o SRPCBA voltou a solicitar mais um transporte aéro-médico. Desta feita, o meio escolhido para a realização da missão foi o EH101 Merlin, da Esquadra 751 “Pumas”. A aeronave descolou da BA4 em direção a Santa Maria, e após a recolha do paciente, fez o seu encaminhamento para S.Miguel. À chegada o doente foi transportado de ambulância, para o Hospital de Ponta Delgada.
A última evacuação realizada no dia de ontem, foi efetuada de igual modo pela tripulação da Esquadra 751 “Pumas”. Estava em causa o transporte de uma doente de 70 anos de idade, do Faial para S.Miguel. A missão desenrolou-se como estava previsto e teve seu término, com a aterragem do EH101 Merlin na Base das Lajes, às 02H50.
Quatro missões realizadas com sucesso pelas Esquadras de Voo da Força Aérea Portuguesa ao serviço da população.

Fonte: Gw-Ops e Emfa.pt

Fotografia: Emfa

(Visited 40 times, 1 visits today)