Durante o passado Fim de Semana a Força Aérea Portuguesa esteve envolvida em cinco missões de apoio à população.

As três primeiras missões aconteceram na sexta-feira, através da Esquadra 502 – “Elefantes ”, para transporte médico urgente de um paciente da Terceira para Lisboa, um de S. Jorge para S.Miguel e o último de Santa Maria também para S.Miguel.

A primeira evacuação realizou-se durante a madrugada de sexta-feira. A aeronave C-295 descolou da Base Aérea N.º 6 (Montijo), pelas 03H25, em direção às Lajes, onde aterrou pelas 06H11. Após a recolha do paciente dirigiu-se para Lisboa onde o doente foi encaminhado para uma Unidade Hospitalar. Pelas 14H15 surgiu mais uma evacuação sendo esta inter-ilhas. Após descolagem da BA4 a aeroanve C-295 dirigiu-se para S.Jorge, onde aterrou às 16H58 para recolher o paciente e encaminha-lo para o Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada. O último transporte de sexta-feira foi realizado novamente pela tripulação da Esquadra 502 “Elefantes”, sendo o trajeto Santa Maria para S.Miguel. Após a realização da missão a aeronave regressou à BA4.

No sabado surgiu mais um pedido de evacuação médica, sendo novamente o C-295 o meio escolhido para realização da missão. O trajeto foi de S. Jorge para S.Miguel, de um paciente de 71 anos de idade. A missão foi realizada com sucesso e o paciente foi encaminhado por uma equipa médica da unidade de evacuações aéreas, para o Hospital do Divino Espírito Santo.

A última solicitação de transporte médico realizada no fim de semana, aconteceu no Domingo e foi novamente a tripulação da Esquadra 502- “Elefantes” os responsáveis pela sua realização. A aeronave C-295 descolou da BA4 às 19H00 em direção à Ilha Graciosa para recolher um paciente de 70 anos de idade e encaminha-lo para Base das Lajes, sendo posteriormente conduzido para o Hospital do Santo Espírito, em Angra do Heroísmo.

Mais cinco missões realizadas com sucesso pela Força Aérea Portuguesa ao serviço da população e em prol da vida humana.

Fonte: GW-OPS

Fotografia: Emfa.pt

(Visited 1 times, 1 visits today)