A Força Aérea Portuguesa através das Esquadra 502 “Elefantes” e 751 “Pumas” realizou durante o fim de semana quatro evacuações médicas inter-ilhas.

A primeira evacuação realizou-se sexta-feira às 12H52, onde descolou da Base Aérea n.º 4 uma aeronave EH101-Merlin, a fim de efetuar o transporte de um paciente de 51 anos de idade, da ilha Graciosa para a Terceira. Ainda durante o mesmo dia surgiu mais um pedido de transporte aéro-médico, de S. Jorge para a Terceira onde a aeronave empenhada para a realização da missão foi novamente o EH101 Merlin.

Já no sábado às 16H16 foi a vez da Esquadra 502 “Elefantes” realizar uma evacuação médica. O paciente de 66 anos de idade foi transportado da Ilha Terceira para S. Miguel. A aeronave aterrou em Ponta Delgada às 16H44 e, após o doente ser encaminhado para o Hospital do Divino Espírito Santo, a aeronave regressou com a equipa médica à Base das Lajes.

A última missão realizada durante o fim de semana foi no domingo, sendo novamente a tripulação da Esquadra 502 “Elefantes” a ser ativada para transportar uma paciente, de 23 anos de idade, da Graciosa para a ilha Terceira. O C-295M descolou da BA4 Às 10H00, aterrando na Graciosa às 10H20 e após a recolha da doente regressou de imediato para a Terceira. A paciente foi posteriormente encaminhada de Ambulância para o Hospital do Santo Espírito, em Angra do Heroísmo.

Mais quatro missões efetuadas com sucesso pela Força Aérea Portuguesa em prol da vida humana.

Fonte –GW-OPS 

(Visited 9 times, 1 visits today)