Natural de Beja, Pedro Matos é Primeiro-Cabo(1CAB) na Força Aérea, a sua especialidade é Operador de Informática e está atualmente colocado na Estação de Radar N.º 2 (ER2), Paços de Ferreira.

Antes de ingressar na Força Aérea, o 1CAB Matos, concluiu o Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial. Acabada a sua formação militar no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea escolheu ser colocado na ER2. Apesar da distância que separa Beja de Paços de Ferreira e dos desafios profissionais, em diversas áreas, que lhe foram surgindo, o nosso 1CAB conseguiu adaptar-se e integrar-se rápidamente na ER2 e na cidade de Paços de Ferreira.

A sua formação em Apoio Psicossocial permitiu que Pedro Matos fosse capaz identificar problemas e tentar solucioná-los.

“A ideia dos computadores surgiu ainda antes de surgir o novo vírus. Tentei recolher material informático para ajudar crianças carenciadas, mas nunca consegui o suficiente para começar ou que estivesse em condições tendo em conta o avanço tecnológico de hoje em dia(…)”, diz 1CAB Matos em entrevista.

Contudo, é já com Portugal em Estado de Emergência que o 1CAB Matos, através de uma reportagem que assistiu sobre a impossibilidade de algumas crianças assistirem às aulas, a partir de casa, por não possuirem um computador, decide pegar novamente na ideia que tinha tido anteriormente, e com o pensamento de,“Tenho ferramentas, vontade e conhecimentos necessários”, confessou-nos o nosso militar, decidiu pô-la prática.

Pedro Matos conta-nos também que expôs a ideia aos seus superiores hierárquicos que, se mostraram bastante agradados e disponibilizaram, de imediato, o apoio necessário para que o seu projeto fosse avante. 

Começou com uma publicação nas redes sociais divulgando a sua vontade com o seu círculo de amigos, nessa altura conseguindo apenas arranjar peças, através de uma amiga, para conseguir reconstruir o primeiro computador. 

Findado o primeiro computador que reconstruiu decide partilha-lo nas redes sociais e é, a partir desta altura, que a divulgação se torna massiva, “Começaram a surgir mais ofertas de material e o Jornal Imediato de Paços de Ferreira propôs fazer uma notícia.”, conta-nos Pedro Matos.

Desde o ínicio e até à data, o 1CAB Pedro Matos, já entregou nove computadores totalmente funcionais ao Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira e um computador a uma professora que quis contata-lo pessoalmente por se tratar de material para alunos do ensino especial.

O militar continua a receber equipamentos que, juntando ao material que ainda não usou, estima fazer ainda mais uma entrega.

Fonte: Emfa.pt

Fotografia: Emfa.pt

(Visited 18 times, 1 visits today)