A Força Aérea resgatou um tripulante do navio ZEYNEP KA, ao final do dia de ontem, a cerca de 90 quilómetros a oeste de Aveiro. O homem, com nacionalidade turca e 42 anos, precisava de assistência médica urgente e foi retirado do cargueiro pela tripulação que opera o helicóptero EH-101 Merlin.

As operações aéreas foram conduzidas pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa, mediante solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa. Para tal, foi ativada a tripulação de alerta da Esquadra 751 – Pumas, sediada na Base Aérea N.º 6, Montijo.

Após ser extraído da embarcação, também esta com bandeira da Turquia, o tripulante foi transportado de helicóptero até ao Aeródromo de Trânsito N.º1, em Figo Maduro, e encaminhado para uma unidade hospitalar.

Em 2018, a Força Aérea realizou 39 missões de resgate em navios. Este ano, até ao momento, foram já efetuadas seis missões desta tipologia, em Portugal continental e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Fonte: emfa.pt

Fotografia: emfa.pt

(Visited 1 times, 1 visits today)