A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) e com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar), coordenou, desde as 20h56 do dia 04 de dezembro de 2018, uma operação de evacuação médica de um passageiro masculino, de 65 anos de idade e nacionalidade britânica, a bordo do navio de passageiros “Oriana”, com bandeira das Bermudas, a cerca de 180 milhas (335Km) a sudoeste da Ilha de São Miguel.

Para proceder à evacuação, foi acionado um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) estacionado na Base Aérea das Lajes (BA4).

O doente foi resgatado pelo helicóptero EH-101 da FAP com sucesso, tendo aterrado na BA4 pelas 04h15 do dia 05 dezembro e sido posteriormente encaminhado para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, através de uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-Mar, um helicóptero EH- 101 da FAP e uma ambulância do SRPCBA.​​

 Fonte: GaCS

Fotografia: emfa.pt


Deixe uma resposta