A Força Aérea, através do Serviço de Ação Social, organizou a segunda edição do “Dia D – Dia da Prevenção das Dependências”, que aconteceu dia 22 de outubro no Complexo de Alfragide. Este evento consistiu numa manhã de palestras subordinadas ao tema do uso, abuso e dependência do álcool, com o objetivo de prevenir as problemáticas neste âmbito.

O “Dia D” contou com as intervenções do Dr. Raúl Melo, psicólogo do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD) e da Capitão-de-mar-e-guerra Maria Halpern Diniz, atual diretora do Centro de Medicina Naval.

No dia 23 de outubro, por sua vez, a Força Aérea recebeu no Complexo de Alfragide o projeto pedagógico “Mala da Prevenção”, pelo seu fundador e dinamizador Dr. Luís Patrício. A formação foi enquadrada no “I Workshop de Refrescamento do Curso de Operadores de Prevenção de Alcoolismo e Toxicodependência”, organizado também pelo Serviço de Ação Social e dirigido aos militares que desempenham funções de operadores de prevenção nas Unidades da Força Aérea.

Esta colaboração com a “Mala da Prevenção” permitiu aos participantes, através desta abordagem inovadora, atualizar os seus conhecimentos acerca dos comportamentos aditivos e dependências, bem como contactar com estratégias e metodologias de intervenção preventiva através das quais poderão otimizar o desempenho das suas funções.

Fonte: EMFA