Força Aérea realiza resgate a 825km da Ilha Terceira

  • -

Força Aérea realiza resgate a 825km da Ilha Terceira

A Força Aérea em coordenação com a Marinha resgatou, no dia 17 de dezembro, um tripulante de nacionalidade filipina, com 22 anos de idade, que navegava a bordo do navio mercante “MAINE TRADER” e necessitava de ajuda médica urgente. A embarcação de pavilhão de Malta encontrava-se a 825 quilómetros a Norte da ilha Terceira quando foi solicitado auxilio.

Foram empenhados nesta missão um C-295, da Esquadra 502 – “Elefantes” e um helicóptero EH-101 MERLIN, da Esquadra 751 – “Pumas”, para efetuar a deteção inicial da embarcação e recuperação do doente.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes conduziu as operações aéreas, após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada ter solicitado o empenhamento de meios.

As tripulações do EH-101 Merlin e C-295 foram ativadas às 6H50 (hora local) pelo RCC Lajes e descolaram da Base Aérea Nº4 às 8H20 e 8H45 respetivamente, com uma equipa médica militar a bordo.

O tripulante foi resgatado às 10H10 e posteriormente transportado para a BA4, onde aguardava uma ambulância e veículo do Suporte Imediato de Vida, do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, para o acompanharem até ao Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

Fonte – EMFA