Falcon 50 em missão no arquipélago dos Açores

Uma aeronave Falcon 50 realizou na manhã de terça-feira, dia 10 de janeiro, uma missão de evacuação aeromédica na Região Autónoma dos Açores.

A tripulação de serviço na Esquadra 504 – “Linces”, recebeu o alerta do Centro das Operações da Força Aérea, em Monsanto, com a informação de que era necessário realizar o transporte médico urgente de um doente das Lajes (Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores) para Portugal Continental.

O Falcon 50 da Força Aérea descolou do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, pelas 07H30, fez escala no aeroporto Sá Carneiro para apanhar uma equipa médica ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal) do Hospital de São João, e seguiu para a Base Aérea Nº4 – Lajes, na ilha Terceira.

Pelas 15h30 (hora local) voltou a descolar em direção ao aeroporto Sá Carneiro, onde aterrou pelas 17h40, tendo o doente sido transportado por uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o Hospital de São João, no Porto.

A equipa médica, que entrou a bordo no aeroporto Sá Carneiro, acompanhou o voo no sentido de assegurar que o paciente tinha os cuidados de saúde apropriados.

Fonte – EMFA